sexta-feira, 4 de maio de 2012

Atlas da Água - A Hidrografia do Continente

Para quem necessita da hidrografia ou redes hidrográficas, bacias, etc. etc. de portugal continental em shapefile, pode descarrergar aqui:

http://geo.snirh.pt/AtlasAgua/download/Atlas_agua.zip

Para os não especialistas podem descarregar e visualizar no Google Earth a partir destes KMLs:
http://caderno.net/cartografia/recursos-hidricos-aguas-superficiais/
http://caderno.net/cartografia/aguas-subterraneas/

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Abrir cartas em formato SID

No caso dos leigos que não dispõem de software especializado em Sistemas de Informação Geográfica a forma mais simples de vizualizar e transformar um ficheiro (mr.) SID - em qualquer outro formato mais familiar tal como JPG, TIF, etc. - é utilizar o visualizador gratuito Infranview disponível para download aqui na secção de downloads:

http://www.irfanview.com/

Na mesma página tem uma secção de pluggins para adicionar ao infranview com quase todos os formatos de video e imagem existentes, aconselhamos o download total dos plugins, e desta forma fica com um verdadeiro canivete suíço que consegue abrir practicamente todo tipo de videos, audio e imagem - e até pré-visualizações de documentos escritos.

Nota Final:
Apesar de se tratar de uma boa ferramenta, para visualizar (muitas) fotos ainda prefiro o visualizador do windows, uma vez que o infranview é mais lento a passar de imagem para imagem e nas ampliações. Além disso por vezes na vizualização a imagem pode parecer ligeiramente distorcida e/ou degradada, quando na realidade apenas não se está a adaptar correctamente ao formato/tamanho de ecrã.
Em conclusão é uma excelente ferramenta para aceder a múltiplos formatos de imagem, incluindo formatos especializados e nativos de diversas câmaras, assim como audio e vídeo - o que já não é pouco.